Confira mais sobre o XV!

terça-feira, 11 de outubro de 2011

XV Campeão Paulista Série A2 1983 - 1ª Fase

O Blog Histórias do XV lança hoje uma comemoração para relembrar os três últimos títulos do XV de Piracicaba na Série A2 do Campeonato Paulista.

Para dar início à volta do XV para a elite do futebol paulista no ano de 2012, lembraremos toda a campanha da conquista do título de 1983, começando pela 1ª fase do campeonato.

Método de Disputa da 1ª Fase

A primeira fase da Série A2 foi divida em 4 grupos de 13 equipes em cada. Os grupos denominados Branco, Preto, Amarelo e Vermelho. A disputa consistia em dois turnos, em que classificavam-se os oito primeiros de cada turno para um octogonal, que decidiria o campeão do turno, que enfrentaria o campeão do outro turno na busca pela vaga na 2ª fase.

Campanha do XV no 1º Turno da 1ª Fase:
XV 1x0 Velo Clube (Piracicaba)
XV 0x0 União Agrícola (Piracicaba)
XV 2x0 Lemense (Leme)
XV 5x0 Rio Claro (Piracicaba)
XV 2x0 Guaçuano (Piracicaba)
XV 0x0 Independente (Limeira)
XV 2x2 União São João (Araras)
XV 2x0 Rio Branco (Americana)
XV 2x1 Amparo (Amparo)
XV 2x1 Mogi Mirim (Piracicaba)
XV 0x0 Primavera (Indaiatuba)
XV 4x0 Pinhalense (Piracicaba)

Após 8 vitórias em 12 jogos, o XV de Piracicaba garantiu presença no octogonal que decidiria o campeão do primeiro turno.

Octogonal do 1° TurnoXV 1x0 Mogi Mirim (Moji Mirim)
XV 1x2 Rio Branco (Americana)
XV 3x1 Primavera (Piracicaba)
XV 2x0 Rio Branco (Piracicaba)
XV 2x0 Primavera (Indaiatuba)
XV 1x2 Mogi Mirim (Piracicaba)

Apesar da boa campanha na primeira fase, o XV de Piracicaba ficou de fora da decisão do turno. O turno foi decidido entre Mogi Mirim e União Barbarense, com a equipe da cidade de santa Bárbara D'Oeste conseguindo levar a melhor, ficando muito próximo da disputa do acesso.

Campanha do XV no 2º Turno da 1ª Fase:
XV 3x0 Lemense (Piracicaba)
XV 0x1 Velo Clube (Rio Claro)
XV 2x1 Amparo (Piracicaba)
XV 2x1 Mogi Mirim (Mogi Mirim)
XV 2x1 Rio Branco (Americana)
XV 3x1 União São João (Piracicaba)
XV 1x0 União Barbarense (S.Bárbara)
XV 3x0 Rio Claro (Piracicaba)
XV 0x0 Guaçuano (Moji Guaçú)
XV 1x1 Primavera (Piracicaba)
XV 3x1 Pinhalense (Pinhal)
XV 3x1 Independente (Piracicaba)

Conseguindo uma campanha melhor que no 1º turno, o XV de Piracicaba conseguiu 9 vitórias em 12 jogos, credenciando-se novamente para disputa do octogonal final do segundo turno.

Octogonal 2° Turno
XV 0x1 União Barbarense (S.Bárbara)
XV 3x1 Mogi Mirim (Piracicaba)
XV 0x0 União São João (Araras)
XV 1x0 União São João (Piracicaba)
XV 3x0 Mogi Mirim (Moji Mirim)
XV 2x1 União Barbarense (Piracicaba)

Após fazer sua parte no octogonal do segundo turno, o XV de Piracicaba enfrentou a equipe do Rio Branco na decisão do segundo turno.

XV de Piracicaba X Rio BrancoJogo 1 - Na primeira partida, com gols de Gilberto aos 45 do 1º tempo, Tim e Serginho no 2º tempo, o XV de Piracicaba derrotou o Rio Branco, na cidade de Americana, por 3 x 0, garantindo boa vantagem para o jogo de volta.



Imagens: "Jornal do Jogo", retratando a importância do jogo para o XV, que precisava somente do empate no Barão para garantir a classificação para a final do Grupo Branco.

Jogo 2 - No jogo de volta no Barão de Serra Negra, marcado pela impressionante chuva que atingiu a cidade de Piracicaba antes da partida, o Rio Branco é que saiu na frente com um gol de Zito cobrando falta. No segundo tempo, também de falta, Lima empatou a partida. No final do segundo tempo, Paulo Cardoso marcou para o XV, garantindo a presença do time piracicabano na final do Grupo Branco.

Com as vitórias o XV de Piracicaba sagrou-se campeão do segundo turno do Grupo Branco, credenciando-se para a disputa da final do Grupo contra o União Barbarense, campeão do 1º Turno, em uma disputa de 3 partidas. No entanto, sequer foi necessária a terceira partida para a classificação do alvinegro Piracicabano.

XV de Piracicaba X União Barbarense
Jogo 1 -
No primeiro jogo, realizado na cidade de Santa Bárbara D'Oeste, o XV saiu na frente com gol de Gilberto, aos 27 minutos do 1º tempo. Após o empate do União Barbarense aos 22 do 2º tempo, o XV conseguiu marcar o gol da vitória com Pianelli.

Jogo 2 – Com a vitória na primeira partida, o XV de Piracicaba dependia de uma vitória para garantir presença no quadrangular final da Série A2 de 1983. Jogando diante de sua fanática torcida, a equipe do XV não decepcionou. Batendo falta na entrada da área, Pianelli colocou a equipe do XV em vantagem logo aos 13 minutos. Aos 28 do segundo tempo Gilberto garantiu a vaga no quadrangular final para o XV, fazendo a alegria da torcida Piracicabana que lotou o Barão da Serra Negra.

Após a excelente vitória sobre a equipe da cidade vizinha de Santa Bárbara, o XV de Piracicaba garantiu sua vaga no quadrangular final, para enfrentar as equipes do Nacional A.C (vencedor do Grupo Preto), E.C Noroeste (vencedor do Grupo Amarelo) e Bandeirante E.C (vencedor do Grupo Vermelho).


BLOG HISTÓRIAS DO XV

Nenhum comentário:

Postar um comentário