Confira mais sobre o XV!

terça-feira, 7 de fevereiro de 2012

XV x Palmeiras - A primeira partida: 1922

Na semana em que XV de Piracicaba e Palmeiras voltam a se enfrentar em partida válida pelo Campeonato Paulista da Série A1 de 2012, o blog Histórias do XV foi em buscar da primeira partida entre as equipes.

Após pesquisas nos arquivos, encontramos a primeira partida entre as equipes. No dia 22 de outubro de 1922, a equipe do Palestra Itália visitou a cidade de Piracicaba para enfrentar o XV de Piracicaba em partida amistosa.

A partida foi marcada por muita agitação na cidade de Piracicaba, já que o Palestra Itália havia conseguido o título paulista de 1920. A equipe da Capital foi recebida com muitos aplausos pelos torcedores do alvinegro, que quase viram a equipe da casa derrotar a poderosa equipe da Capital.

O JOGO - O XV de Piracicaba, jogando em casa, atacou com insistência a meta do Palestra Itália. No entanto, com boa atuação do goleiro Primo, os atacantes do alvinegro não conseguiram furar a barreira do Palestra.

Após um primeiro tempo de muito equilíbrio e um segundo tempo amplamente dominado pelo XV, no momento em que tudo apontada para um empate sem gols, Ministro chutou e Jacob Schmidt desviou de cabeça, enganando o goleiro Tonico que nada pode fazer, marcando o único gol do jogo: XV 0 x 1 Palestra Itália.
FOTO: Jacob Scmhidt - Jogou bem, mas ficou marcado pelo gol contra.

PÓS JOGO - Apesar da derrota, tendo em vista a força da equipe da Capital, a derrota do XV valeu como vitória, pois o XV recebeu diversos telegramas vindos de várias partes do Estado de São Paulo parabenizando a equipe de Piracicaba pela sua ótima atuação.

FICHA DO JOGO

XV de PIRACICABA - Tonico; Schmidt e Lalito; Achiles, Alberto e Nardini; Jacob, Pereira, Pelegrino, Alemão e Cachimbo.

Palestra Itália - Primo; Gasperini e Nigro; Bertolini, Xingo e Fabbi; Angelino, Ministro, Azzi, Imparatinho e Mele
Árbitro: Mário Paseroti


FOTOS E INFORMAÇÕES: "A HISTÓRIA DO XV - PARTE I" - Delphim F. Rocha Netto (Acervo Pessoal)

BLOG HISTÓRIAS DO XV

2 comentários:

  1. Parabéns pelo blog.

    Se possível, gostaria de uma informação.

    Alguns sites informam que houve uma partida XV de Piracicaba 2 x 4 Palestra Itália em 02/05/1926, porém o jogo não consta no almanaque do Palmeiras e também não encontrei informações em jornais da época.

    Se você tiver a informação se o jogo ocorreu e as escalações, eu agradeceria se me enviasse ou publicasse no blog.

    Obrigado e um abraço.

    ResponderExcluir
  2. Agradeço pelas informações.

    As informações sobre jogos realizados nas décadas de 20 e 30 são difíceis de serem encontradas, principalmente entre equipes da capital e do interior, mesmo nos grandes jornais da época.

    Continue com o ótimo trabalho;

    Abraço

    ResponderExcluir