Confira mais sobre o XV!

domingo, 24 de fevereiro de 2013

Personagem do Mês 02/2013 - Warner

Nesta semana, o XV de Piracicaba perdeu um dos grandes jogadores de sua história. Warner faleceu na noite de quarta-feira, 20 de fevereiro de 2013, devido à complicações cardíacas. Tendo em vista o falecimento de um dos grandes expoentes da história de nosso alvinegro, o "Blog Histórias do XV" escolheu Warner como o "Personagem do Mês" de fevereiro de 2013.
 
FOTO: Warner, em seu ínicio no XV de Piracicaba (Rocha Netto).
 
Waldemar Alves, o Warner, nasceu em 27 de outubro de 1940. O centroavante iniciou sua carreira disputando os campeonatos amadores da cidade de Piracicaba pela equipe da Companhia Boys. Após conseguir grande destaque na equipe amadora, Waldemar foi contratado pela equipe da Associação Atlérica Botucatuense para disputar a terceira divisão do futebol paulista. Na cidade de Botucatu, Waldemar recebeu o apelido de Warner, que carregaria até os últimos momentos de sua vida. Logo em sua segunda partida Warner balançou as redes do Avaré.
 
Warner ainda passou por boas equipes do interior paulista, como a Ferroviária de Botucatu e a Ponte Preta de Campinas, mas a equipe em que mais se destacou foi, sem dúvida, o XV de Piracicaba.
 
Pelo XV, Warner estreou no ano de 1962 e logou começou a se destacar. No ano de 1964 recebeu o troféu dado pela Federação Paulista de Futebol, após ser eleito o melhor jogador do XV no Campeonato Regional. Após boas atuações, Warner participou com o elenco do XV da famosas excursão realizada pelo alvinegro na Europa, em países como União Soviética, Polônia, Dinamarca, Alemanha e Suécia. Warner teve a oportunidade de enfrentar um dos melhores goleiros da história do futebol naquela oportunidade, Lev Yashin, o "aranha negra".
 
Sem dúvida, uma das maiores conquistas da carreira de Warner aconteceu no ano de 1967, ano em que o XV obteve o tricampeonato da Divisão de Acesso do Futebol Paulista. Warner foi um dos grandes destaques da equipe, que contava ainda com jogadores como Hidalgo, Nicanor, Amauri e Piau.
 
FOTO: Equipe Campeã do Campeonato Paulista da Segunda Divisão de 1967. No destaque, Warner entre os jogadores Amauri e Joaquinzinho.
 
VÍDEO: Gol marcado por Warner na fase final do Campeonato Paulista da Segunda Divisão de 1967, na partida contra o Ferroviário.
 
Warner ainda foi um dos responsáveis pela conquista da famosa "Taça dos Invictos" no ano de 1967. Neste ano, o XV de Piracicaba conseguiu uma série invicta de 25 partidas, superando o antigo detentor da taça, o Paulista de Jundiaí, que havia conseguido 22 partidas de invencibilidade. Com o recorde, o XV conseguiu a posse definitiva da taça, que hoje encontra-se na sede do alvinegro no Estádio Municipal Barão da Sera Negra.
 
Após 10 anos de carreira, Warner abandonou o futebol profissional em 1970. A saída do futebol foi motivada por graves problemas no joelho direito, agravada pelas constantes infiltrações tomadas para entrar em campo.
 
FOTO: Warner em sua última aparição pública, no Seminário sobre os 100 anos do XV de Piracicaba (Acervo Pessoal).
 
A última aparição pública de Warner ocorreu no dia 28 de janeiro de 2013, quando o ex-jogador participou do Seminário "100 anos do XV: Personagens da História". Na oportunidade, Warner teve o prazer de reencontrar os companheiros Getúlio e Hélio Saconni, que também participaram do evento.
 
FOTO: Getúlio, Warner, Rafael (Prefeitura de Piracicaba), Rubens Braga e Hélio Saconni (Acervo Pessoal).
 
INFORMAÇÕES E FOTOS: "A HISTÓRIA DO XV - II PARTE" - Delphim F. Rocha Netto


Nenhum comentário:

Postar um comentário