Confira mais sobre o XV!

terça-feira, 2 de julho de 2013

Personagens da História - Especial Centenário - Alencar


Faltando 4 meses para o aniversário dos 100 anos do XV de Piracicaba, o Blog Histórias do XV apresenta uma série de reportagens com jogadores que marcaram a história do XV de Piracicaba e aceitaram relembrar os bons momentos vividos com a camisa do alvinegro piracicabano. A série de postagens “Personagens da História – Especial Centenário” apresenta diversas entrevistas com personagens da história recente do alvinegro, relembrando os melhores momentos de suas passagens pelo alvinegro.

A primeira entrevista traz um dos grandes jogadores que vestiram a camisa 1 do nosso alvinegro. Seguindo a tradição de grandes Goleiros no XV de Piracicaba, o XV esteve muito bem representado no final da década de 90. Participante de uma das melhores equipes do XV nos últimos tempos. 

Francisco Paulo de Alencar Filho, ou simplesmente Alencar, chegou ao XV no ano de 1996. Permaneceu no XV até o ano de 1999, ano em que foi contratado pelo São Paulo Futebol Clube. O goleiro foi o grande paredão do último momento de grande destaque do XV no cenário nacional, no ano de 1998, quando a equipe terminou o Campeonato Brasileiro da Série B na 5ª colocação, muito próximo da fase final que poderia dar ao XV uma vaga na elite do futebol nacional.



BLOG HISTÓRIAS DO XV: Alencar, qual foi o momento mais marcante de sua passagem pelo XV?

ALENCAR: Um dos melhores momentos que passei pelo XV aconteceu quando eliminamos o Vila Nova de Goiás pelo Campeonato Brasileiro da Série B de 1998. A equipe perdeu a primeira partida em Goiás (1 x 0), empatou a segunda em Piracicaba (0 x 0) e venceu a decisiva partida em Piracicaba (2 x 0).

Nota do BLOG - Na decisiva vitória diante do Vila Nova, o XV foi ao campo com a seguinte escalação: Alencar; André Conceição, Zé Carlos, Sandro, Vagner e Cuca (Rogerinho); Daniel Frasson, Caio Júnior e Daniel Edgard; Irineu e Gauchinho. Técnico: Ernesto Paulo. Os gols da partida foram marcados por Gauchinho e Rogerinho.

Foto: Time do XV em 1998.
De pé: Alencar, Leandro Silva, Sandro, Zé Carlos, Cuca e Wagner;
Agachados: Daniel Frasson, Rogerinho, Caio Jr., Deyves e Gauchinho.

BLOG HISTÓRIAS DO XV: Mais algum momento está marcado em sua memória?

ALENCAR: Nunca me esqueço também de um jogo em que o XV perdeu para a Ponte Preta, quando perdemos a disputa melhor de 3 na cidade de Campinas, pela Série B de 1997. Perdemos a partida por 1 x 0, com um gol que saiu na cobrança de pênalti do Marcelo Segipano, que eu defendi, mas o zagueiro Marcelo Souza fez o gol. Nessa partida tive a oportunidade de substituir o Maizena. Apesar da derrota, foi uma das minhas melhores partidas. A partir desse jogo construí minha história no XV.




BLOG HISTÓRIAS DO XV: Qual a importância do XV na sua carreira?

ALENCAR: Eu dei meu máximo em todas as equipes que passei, mas o XV foi a equipe que me identifiquei melhor. Devo muito ao XV, que foi o clube que me projetou para o futebol nacional, de onde sai em 1999 para jogar no São Paulo.


BLOG HISTÓRIAS DO XV:  Gostaria de deixar uma mensagem para a torcida do XV?

ALENCAR:  “Estou com saudades de Piracicaba. Em breve vou assistir um jogo aí no Barão. Tenho o XV como minha segunda casa, uma das melhores fases da minha carreira foi no XV. Também tenho certeza que com a melhor torcida do Interior o XV vai longe , vai chegar nos seus objetivos que tenho certeza que é estar novamente em uma Série B de brasileiro, que com muito trabalho e dedicação vão alcançar a Série A, assim como fizeram no Campeonato Paulista.

Um abraço a todos torcedores de Piracicaba, cidade onde me senti muito bem , aprendi a gostar e valorizar. Sempre que me perguntam eu afirmo que onde realmente tive a chance de mostrar o meu futebol foi em Piracicaba, no XV. O XV está em meu coração e no coração da minha família. Parabéns a todos torcedores do XV!  Quem sabe eu possa voltar e ajudar de alguma forma, não mais dentro do campo, mas com certeza desejando sempre o bem do grande Esporte Clube XV de Piracicaba. Abraços a todos"!

Atualmente, Alencar mantém o ótimo projeto Escola de Formação de Goleiros 01 (www.escoladegoleiros01.com) na cidade de Londrina, onde passa toda sua experiência para jovens goleiros.



Alencar pretende, em breve, realizar uma clínica de goleiros na cidade de Piracicaba! Jovens goleiros em busca de oportunidades, fiquem de olho!

O Blog Histórias do XV agradece ao goleiro Alencar por toda sua dedicação enquanto defendeu as cores do XV de Piracicaba. Aguardamos sua visita em Piracicaba.

BLOG HISTÓRIAS DO XV


Nenhum comentário:

Postar um comentário