Confira mais sobre o XV!

terça-feira, 20 de agosto de 2013

Personagens da História - Cardeal

Na última sexta-feira, 16/08/2013, o Barão da Serra Negra recebeu uma ilustre visita. Trata-se do ex-jogador Antônio dos Santos, o Cardeal, que foi convidado pela Comissão de Arquivo e Memória do XV de Piracicaba para dar o pontapé inicial da partida entre XV de Piracicaba e Comercial. Cardeal foi ponta direita do XV de Piracicaba nas décadas de 30 e 40, sendo um dos grandes destaques das conquistas de 1947 e 1948.

FOTO: Cardeal dando o pontapé inicial da partida entre XV de Piracicaba e Comercial (Acervo Histórias do XV).

Aproveitando a visita de Cardeal ao Barão, a série "Personagens da História" homenageia o jogador, um dos mais importantes da História do nosso Alvinegro.

CARDEAL

Antônio dos Santos, o Cardeal, começou sua trajetória no XV em 1938, quando ingressou no alvinegro piracicabano na equipe infantil. Após passar pela equipe juvenil e pelo segundo quadro, Cardeal deixou o XV de Piracicaba para atuar pelo Clube Atlético Piracicabano. A mudança de clube teve uma razão: o amor de uma mulher, chamada Mercedes, que frequentava o clube.

Após passar ainda por Sucreire e Sorocabana, Cardeal retornou ao XV em 1945, para, mais tarde, fazer parte de uma das maiores equipes da história do interior de São Paulo, bicampeã do interior nos anos de 1947 e 1948.

FOTO: Cardeal em campo pelo XV (Site Oficial XV).
 
Em entrevista ao site oficial do XV, Cardeal relembrou que assistia os jogos do XV já na infância. No entanto, fazia as vezes de gandula para conseguir assistir as partidas:  “No antigo campo do XV, a bola ia com frequência para fora do estádio, então nós corríamos atrás para pegar, pois no jogo só tinha duas bolas e não podia perder”, recordou.
 
Com as boas atuações, Cardeal recebeu diversas propostas de equipes do interior e da capital para deixar o XV. "O técnico argentino Gregório Soarez gostava muito de mim e sempre me chamava, mas nunca fui, pois não queria sair da cidade. Tive propostas do Guarani e do São Paulo Railway (hoje Nacional) entre outros”, afirmou.
 
Cardeal considera como um dos momentos mais marcantes de sua passagem pelo alvinegro piracicabano um gol marcado contra o Guarani. A partida que não sai da memória de Cardeal foi realizada no dia 14 de novembro de 1948 e garantiu o título da Série Preta da Segunda Divisão do Campeonato Paulista com 3 rodadas de antecedência para o XV.

FOTO: Gol marcado por Cardeal no empate do XV com o Guarani na cidade de Campinas em 1948 (Site Oficial do XV).
 
Ainda na entrevista concedida para o site do XV, Cardeal deixou um recado para a torcida do nosso alvinegro:  “Desejo ao XV muito sucesso em 2013. Estarei acompanhando cada lance dos jogos. Parabéns pelos 99 anos e fico muito orgulhoso de fazer parte desta história”.
 
Ao longo de 6 anos atuando pelo XV (entre 1938-1939 e 1945-1948), Cardeal marcou  a expressiva marca de 57 gols.

FOTO: Cardeal, 92 anos, em sua entrevista ao Site Oficial do XV de Piracicaba.
 
HISTÓRIAS DO XV

Nenhum comentário:

Postar um comentário